Já vimos que quando dormimos a quantidade de horas essenciais, os hormônios da leptina e grelina são regulados. Por isso, pode-se afirmar que pessoas que dormem melhor, comem menos e possuem maior sensação de saciedade.
Mas, além disso, há outros benefícios. Por exemplo, o hormônio do crescimento é produzido em maior quantidade durante o sono. Ele tem como proposta estimular a redução da gordura corporal, manter no organismo quantidade de massa magra e renovar as células.
Outro hormônio liberado durante o sono, que é crucial para a saúde do corpo, é a melatonina. Ela ajuda o indivíduo a dormir melhor, já que neutraliza os radicais livres durante o sono, auxiliando no combate ao acúmulo de gordura.
Quando dormimos pouco há uma maior predisposição para a irritabilidade, causando o estresse. Isso tem a ver com a adrenalina e o cortisol. Quando em níveis altos, impedem a queima de gordura e a formação de massa magra, elevando os níveis de açúcar no sangue.
Por fim, é possível dizer que uma boa noite de sono aumenta a disposição. Dormir bem afeta de forma direta o nosso humor e produtividade. Assim, conseguimos cumprir as tarefas do dia a dia.
Deixe um comentário